Corretor, você está tendo dificuldade na venda de seguros? Você não está sozinho! Muitos profissionais experientes acabam perdendo vendas por motivos simples, que poderiam ser evitados.
Por isso, no conteúdo de hoje vamos listar os 7 erros mais comuns que impedem os corretores de concluírem a venda de seguros, além de dicas para evitá-los. Vamos lá?
1 – Falta de preparo sobre o produto e o cliente
Quando o cliente busca um corretor de seguros, ele deseja encontrar um profissional que entenda suas necessidades e ajude-o a resolvê-las. Porém, quando isso não acontece, o cliente se frustra e diminui as chances dele concluir a venda.
Sendo assim, antes de iniciar um atendimento, é importante estudar os produtos e coletar o máximo de informações sobre o cliente. Desse modo, será possível criar um atendimento personalizado.
2 – Abordagem genérica e sem personalização
Na correria do dia a dia, o corretor tende a usar o mesmo discurso de venda de seguros para diferentes perfis de clientes, porém, isso não funciona na prática. Afinal, cada cliente possui necessidades diferentes.
Portanto, quando for realizar uma abordagem é importante entender mais sobre o cliente. Por exemplo, se ele possui um carro, pode se interessar por um seguro auto. Caso contrário, não faz sentido oferecer esse tipo de serviço.
3 – Ignorar as reais necessidades do cliente
Outro erro comum que impede a venda de seguros é focar em um produto específico e não escutar o que o cliente realmente precisa. Portanto, ouça com atenção e só depois apresente uma solução personalizada. Isso aumenta as chances dele fechar o negócio com você.
4 – Excesso de termos técnicos e linguagem confusa
O mercado de seguros tem uma linguagem própria e técnica que, muitas vezes, o cliente não compreende bem. Para garantir que ele contrate o serviço, seja claro e direto. Para isso, use uma linguagem simples, explique todos os pontos com calma e verifique se o cliente realmente entendeu tudo o que você quis dizer.
5 – Pressionar o cliente para fechar rapidamente
Muitos corretores insistem demais ou colocam pressão para o cliente decidir rápido. No entanto, isso pode deixá-lo desconfortável e atrapalhar a venda. O papel do corretor é mostrar os benefícios, tirar as dúvidas e dar um tempo para o cliente pensar. Se você fez um bom trabalho, ele com certeza vai voltar.
6 – Demorar para responder dúvidas ou retornar contato
Antes de contratar um seguro os clientes costumam analisar diferentes propostas. Ou seja, quem responde mais rápido e com mais eficiência sai na frente e tem mais chances de concluir a venda.
Por outro lado, se você demorar para responder, pode passar a impressão de desinteresse. Se não for possível responder na hora, diga ao cliente que vai verificar e retorna em breve. Isso mostra atenção e cuidado.
7 – Não acompanhar o cliente após a contratação
Se engana quem pensa que o papel do corretor termina quando o cliente assina a apólice. Pelo contrário, na venda de seguros, o pós-venda é tão importante quanto o fechamento.
Deixar de acompanhar o cliente após a contratação pode comprometer o relacionamento e diminuir as chances de renovação ou indicações de possíveis clientes.
Após a contratação, envie uma mensagem de agradecimento, confirme o recebimento da apólice e ofereça suporte para o uso do seguro. Além disso, crie um lembrete para fazer um contato periódico (a cada 6 ou 12 meses, por exemplo) para reforçar o vínculo e abrir espaço para novas oportunidades de venda.
Venda de seguros com mais resultado? Conte com o apoio da Opipari!
Ao longo deste conteúdo, vimos que existem diversos erros que os corretores cometem que podem comprometer a venda de seguros, mesmo tendo um produto de qualidade.
Corrigir esses pontos é o primeiro passo para alavancar as vendas do seu negócio. O segundo é contar com uma assessoria que realmente entenda os desafios do dia a dia do corretor. Na Opipari, você tem apoio em todas as etapas de venda e pós-venda.
E aí, quer melhorar sua performance na venda de seguros e ter com quem contar no seu dia a dia? Então, entre em contato com a equipe da Opipari e saiba tudo sobre a nossa assessoria!