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Gestão de Riscos: Como proteger os clientes com seguros adequados?

A gestão de riscos é um assunto que pode parecer distante da realidade de muitas pessoas, mas, na verdade, está presente em várias decisões do dia a dia. Afinal, quando um cliente contrata um seguro, ele está buscando proteção para situações que podem trazer prejuízos — e é justamente aí que a gestão de riscos entra. 

Portanto, entender os riscos que fazem parte da rotina de cada pessoa é essencial para oferecer seguros que realmente façam sentido. Neste post, você vai ver como os corretores podem aplicar esse conceito de forma simples e prática, ajudando seus clientes a se protegerem melhor.

O que é gestão de riscos e por que ela é essencial na contratação de seguros?

A gestão de risco é uma prática que ajuda a mapear e analisar possíveis ameaças que um indivíduo ou empresa está exposto no dia a dia. Veja, a seguir, alguns exemplos de riscos:

  • Riscos pessoais: acidentes, doenças, perda de renda, invalidez;
  • Riscos familiares: falecimento do provedor, despesas médicas de dependentes;
  • Riscos patrimoniais: roubo de veículo, incêndio em residência, danos a terceiros;
  • Riscos profissionais: ações judiciais, falhas técnicas, perda de equipamentos.

Quando se conhece esses riscos, fica mais fácil decidir qual tipo de seguro contratar e qual cobertura faz sentido. Isso evita gastos desnecessários e garante que, se algo acontecer, a pessoa vai ter a cobertura necessária para lidar com a situação.

O papel do corretor na gestão de riscos

O corretor é o profissional que ajuda o cliente a identificar os riscos presentes na sua vida pessoal ou profissional e indica seguros adequados para cada situação. Veja como o corretor pode atuar na gestão de riscos:

  • Conversar com o cliente para entender como é sua rotina, estilo de vida e prioridades;
  • Avaliar os principais riscos relacionados à saúde, patrimônio e finanças;
  • Identificar coberturas que realmente façam sentido, sem excesso ou falta;
  • Atualizar as apólices conforme mudanças na vida do cliente (casamento, filhos, carro novo, etc.);
  • Esclarecer dúvidas sobre cláusulas e funcionamento do seguro.

Seguros como ferramenta estratégica na gestão de riscos

Após identificar os riscos, o seguro se torna uma ferramenta essencial para reduzi-los, caso eles se concretizem. Porém, isso não significa que o seguro elimina o risco, ele apenas garante apoio financeiro e emocional se algo acontecer.

Para entender como funciona na prática, trouxemos uma lista com alguns exemplos de seguros e como eles podem reduzir o impacto dos riscos no dia a dia dos beneficiários.

  • Seguro de Vida: protege financeiramente a família em caso de morte ou invalidez;
  • Seguro Saúde ou Odonto: cobre consultas, exames e tratamentos médicos;
  • Seguro Auto: protege o veículo contra roubo, acidentes e danos a terceiros;
  • Seguro Residencial: cobre danos à casa causados por incêndio, alagamento, roubo, entre outros;
  • Seguro de Responsabilidade Civil: ideal para profissionais liberais e empreendedoras que prestam serviços;
  • Seguro Empresarial: protege pequenas empresas contra riscos operacionais.

Se o corretor possui esse olhar estratégico, ele consegue oferecer soluções personalizadas, de acordo com o que foi identificado no mapeamento de riscos e assim proteger o cliente.

Como identificar os riscos do cliente na prática?

Entender os riscos aos quais o cliente está exposto exige atenção e uma escuta ativa. Para facilitar esse processo, separamos algumas perguntas que ajudam a conhecer melhor a realidade de cada cliente. Confira os exemplos:

  • Qual é sua principal fonte de renda?
  • Você tem pessoas que dependem financeiramente de você?
  • Já passou por algum problema de saúde recentemente?
  • Possui carro, imóvel próprio ou empresa?
  • Tem algum plano de saúde? E seguro de vida?
  • Já enfrentou situações que causaram perdas financeiras?

A partir dessas informações, o corretor terá um panorama mais completo da vida do cliente e poderá montar uma proposta de seguro e assertiva, de acordo com suas necessidades e valor que ele pode pagar.

Gestão de Riscos com a Opipari: apoio especializado para corretores

Fazer uma gestão de riscos eficiente exige conhecimento, prática e acesso às melhores soluções do mercado. É por isso que o suporte de uma assessoria especializada pode fazer toda a diferença na atuação dos corretores.
Se você quer melhorar a gestão de risco dos seus clientes, fale com a equipe da Opipari e entenda como você pode ajudá-los a escolher os seguros adequados para suas necessidades.

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