A venda cruzada é uma estratégia que vai te ajudar a vender muito mais com a carteira de clientes que você já tem na sua corretora de seguros. Além disso, ela pode ser utilizada para atender melhor os clientes e aumentar a sua receita.
Mas você sabe de fato quais são os benefícios dessa estratégia? Neste post, vamos entender esse conceito e explicar como você pode implementá-lo na sua corretora. Quer saber mais? Então, continue acompanhando e boa leitura!
O que é venda cruzada?
A venda cruzada – ou cross-selling – é uma técnica de venda que consiste em oferecer um produto ou serviço complementar ao que o cliente está adquirindo. Essa sugestão deve, de fato, agregar o cliente de alguma forma.
Desse modo, as empresas aproveitam a compra do cliente para oferecer um produto que será útil para ele. E, caso o cliente realize a compra, a empresa terá mais lucro.
No caso das corretoras de seguros, a venda cruzada pode funcionar da seguinte forma: ao contratar um seguro de vida, o corretor também oferece um seguro odontológico para o cliente, e assim por diante.
Mas, para ter sucesso com essa técnica, é importante conhecer o perfil do consumidor e oferecer para ele uma opção que atenda suas necessidades. Por exemplo, não faz sentido oferecer um seguro de carro se o cliente não possui automóvel.
Também é importante ressaltar que o cross-selling é diferente da venda casada. A venda casada é um crime e consiste em vender um produto somente se o cliente comprar outro item.
Nesse caso, é feita apenas uma sugestão para o cliente, para tornar a experiência mais completa. Porém, caso ele não queira adquirir o produto sugerido, ele pode seguir com a compra sem nenhum problema.
Quais os benefícios da venda cruzada para as corretoras de seguros?
Essa é uma técnica utilizada em muitos setores, proporcionando diversos resultados positivos para as empresas. Portanto, ela também pode beneficiar as corretoras da seguinte forma:
Aumentar o ticket médio
O ticket médio é a média do valor de todas as vendas de uma empresa. Quando a empresa tem um bom ticket médio, isso significa que ela terá mais lucros.
Portanto, a venda cruzada é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio de uma venda e garantir melhores resultados para sua corretora de seguros.
Maior variedade de serviços
Ter uma variedade de serviços é essencial, pois, dessa forma, os corretores podem oferecer soluções complementares para os clientes, que, por sua vez, adquirem serviços que atendem suas necessidades.
Aumentar a satisfação do cliente
Muitos clientes que vão até uma corretora não sabem o que realmente precisam. Portanto, ao utilizar a venda cruzada, você pode antecipar a solução de um problema que o cliente nem sabe que tem. Assim, ele se sentirá mais satisfeito a longo prazo.
Como aplicar a venda cruzada na sua corretora?
Como deu para perceber, a venda cruzada é uma técnica bem simples e eficiente. E, para maximizar ainda mais seus resultados, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar!
Conheça o perfil do cliente
Para ter resultado, é importante conhecer o perfil do cliente, suas dores e necessidades. Assim, você poderá oferecer uma solução que combine com o cliente, aumentando as chances dele contratar o serviço.
Ofereça produtos relevantes
Outra dica essencial é oferecer um serviço relevante para o cliente que esteja relacionado ao que ele já está adquirindo. Por exemplo, se o cliente está contratando um seguro de automóvel, pode oferecer uma proteção contra roubo.
Não force nada
Um dos maiores erros com o cross-selling é adotar uma abordagem mais agressiva. Isso faz com que o cliente se sinta incomodado e pode desistir de toda a compra. Ou seja, ao invés dele contratar dois seguros, ele pode acabar não contratando nenhum.
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Como você viu, a venda cruzada é uma estratégia que serve para aumentar as vendas, oferecer soluções mais completas para os clientes e aumentar a fidelização.
E se você também quer aproveitar todo o potencial da venda cruzada e maximizar seus resultados, não deixe de contratar a assessoria da Opipari. Entre em contato conosco e saiba mais!